• CATALISADORES QUE ACELERAM O PROCESSO DE OXIDAÇÃO E GERAM ENERGIA LIMPA

    Descobrir formas alternativas de energia tornou-se um dos grandes desafios do século XXI. Como o conceito de sustentabilidade tem sido parte do vocabulário contemporâneo, professores e estudantes da UFMA formaram um grupo de estudos na área. Um dos estudos de maior alcance que envolve esta tecnologia é ainda desconhecida da maioria, as células à combustível. Através delas a energia seria gerada por combustíveis renováveis e limpos como o hidrogênio, o metanol e o etanol. Os pesquisadores estudam catalisadores capazes de acelerar ‘a oxidação e tornar o processo mais barato e rápido, o responsável pelo projeto é o professor do Departamento de Química da UFMA Alro Tanaka.

    A célula combustível é um sistema que converte energia química de um combustível em energia elétrica, existem vários tipos destas células, algumas operam em altas temperaturas e outras que operam em baixa temperatura. “Especificamente o nosso grupo trabalha com células de baixa temperatura que operam na temperatura em torno de 80ºC à 120ºC. Os primeiros projetos aplicados a célula combustível começaram com a Nasa, por exemplo no projeto da Apollo, o sistema de fornecimento de energia dessas naves são todos movidos a células combustíveis, são elas que dão propulsão às naves”.

    A pesquisa é parte de um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia que envolve várias universidades do país. Os editais e estudos começaram a ser aprovados em 2000. Cada uma das instituições tem uma responsabilidade até chegar às aplicações de fato.

    No Brasil o primeiro ônibus movido à hidrogênio deve ser posto nas ruas em breve, ele foi apresentado em julho de 2009 e será parte do transporte público da cidade de São Paulo. Esse combustível também poderá ser usado para prover energia de hospitais, casas, escolas, Shopping Centers, e ainda objetos portáteis como: notebooks e celulares. (Camila Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE EXPLOSÃO DE ESTRELA AMEAÇA VIDA NA TERRA?

    É verdade! Astrônomos da Universidade Villanova, na Filadélfia, Estados Unidos, descobriram por meio do telescópio Hubble, que a estrela T Pyxidis, distante 3.260 anos luz da terra, pode vir a explodir com força para se transformar em umasupernova.

    Supernova são corpos celestes que surgem após a explosão de estrelas com mais de 10 massas solares. Os pesquisadores estimam que a potência da explosão equivaleria a 20 bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de megatons do explosivo TNT.

    Apresentada durante a reunião da sociedade americana astronômica, a pesquisa revela que a estrela já apresentou algumas explosões consideradas pequenas em intervalos de aproximadamente de 20 anos, em 1890, 1902, 1920, 1944 e 1967, mas desde então não ocorre qualquer explosão na estrela e os astrônomos não sabem explicar a causa.

    No entanto, os astrônomos afirmam que apesar de a explosão ser inevitável não há motivo para pânico, pois a estrela só deve explodir em 10 milhões de anos.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior