• PESQUISA ANALISA PERFORMANCE DOS MIOLOS DO BUMBA-MEU-BOI DA FLORESTA DE SÃO LUÍS


    O bumba-meu-boi é uma das manifestações populares mais conhecidas no Brasil, e a cada dia vem recebendo mais atenção dos pesquisadores, como a recém formada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UFMA, Cris Campus. Ela se dedicou a observar a performance dos participantes que ficam embaixo do boi, também conhecidos como miolos por meio da pesquisa: Invisível, visível, a performance dos miolos do bumba-meu-boi da Floresta de São Luís do Maranhão.
    A explicação pela escolha do tema foi devido à sua relação pessoal com a manifestação do bumba-meu-boi, uma vez que ela convive com a brincadeira desde a infância e por ser reconhecida como a mais importante na história de todo o Brasil. Com relação ao miolo, a escolha foi por considerá-lo como um dos atores dançarinos mais relevantes dessa manifestação popular porque é aquele que anima que dá vida que manipula o personagem principal de toda a trama que é o próprio boi.
    Para a pesquisadora a importância da pesquisa está veiculada ao que o pesquisador Richard Checkner defende: que um performer é aquele que faz mostrar algo a alguém. Partindo deste princípio e de outros, a pesquisadora compreendeu o miolo do boi como um performer, uma vez que ele faz, ele mostra a sua dança, os movimentos e as características do personagem boi aos pesquisadores. “Esse registro é importante, pois como bumba-meu-boi é uma cultura baseada também na oralidade daqui a alguns anos se poderá comparar as relações em grupo, o ritual e até mesmo os movimentos que são executados hoje, em momentos posteriores”, destaca a pesquisadora.
    Segundo a acadêmica sua pesquisa, dentre outras utilidades, pode servir para aproximar os alunos das escolas e universidades às manifestações populares maranhenses, entendendo inclusive a sua importância para toda a tradição popular brasileira. (Camila Pinto Boullosa)
    Baixe o áudio aqui



    VOCÊ SABIA QUE O CALOR AUMENTA O NÚMERO DE RAIOS NO VERÃO?
    Esta foi a conclusão de uma análise feita por técnicos do grupo de eletricidade atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos – São Paulo. Eles prevêem que o verão de 2010 deverá ter um amento significativo na incidência de raios na região sul e em algumas regiões do sudeste e centro-oeste.
    No entanto, os pesquisadores afirmam que a tendência para o norte e o nordeste é de redução da ocorrência de raios em relação aos dois últimos anos devido a ação do el niño fenômeno que atua no nosso clima desde junho último e deve atuar mais intensamente durante o verão.
    Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais dos 50 milhões de raios que caem por ano no Brasil, 20 milhões, ocorrem no verão. Acidentes envolvendo raios matam em torno de 100 pessoas por ano. Os prejuízos causados ao país por ano são da ordem de R$ 1 bilhão de reais. 60% dos transtornos ocorrem no setor elétrico devido ao impacto dos raios em linhas de transmissão vindo, algumas vezes, a provocar os famosos apagões.
    Os cuidados durante as tempestades devem ser redobrados nas localidades de maior incidência. É prudente evitar prática de esportes ou outras atividades no campo ou na rua. Quem tiver ao ar livre deve procurar um abrigo. Também deve-se evitar: o uso de telefones com fio, ficar próximo de árvores, do topo de edifícios e morros, de arames e de linhas de transmissão. Piscinas, lagos e o mar também representam perigo, pois a água funciona como um excelente condutor de eletricidade.
    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior