• REPRESENTANTE DA UEMA FALA DA PARTICIPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NO PROJETO RONDON

    O Projeto Rondon é um plano de integração social proposto e coordenado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O projeto envolve atividades voluntárias de universitários, e busca aproximar os estudantes da realidade do país, para então contribuir com o desenvolvimento de comunidades carentes.

    Desde a sua criação em 11 de julho de 1967, o projeto realizou várias atividades de cidadania bem estar, desenvolvimento local, sustentável e gestão pública. Com isso houve o aumento da área de atuação e muitas comunidades foram beneficiadas com serviços sociais. Em 2009 os estados beneficiados foram a Paraíba e o Rio Grande do Sul, tendo a Universidade Estadual do Maranhão, como nos anos anteriores, atuado nesta edição. A UEMA esteve presente no município de Pocinhos, Paraíba entre os dias 17 de julho e 2 de agosto.

    Por meio de oficinas são desenvolvidas ações que deverão ser absorvidas pelos órgãos públicos para assumirem as atividades e que prolonguem o processo e que tenha continuidade. Dentre os assuntos ministrados estão: capacitação e fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária, direito dos idosos, gestão de recursos humanos, capacitação de pedreiros e reciclagem de garrafa pet; essas são ações que primam por desenvolver ações a longo prazo, porque ensinam como essas pessoas podem usar coisas do dia-a-dia como podem ter contato com determinada atividade e como poderem aplicar futuramente e não só no imediato, devendo ser dada continuidade pela própria prefeitura.

    Em 2009 a UEMA foi uma das 84 faculdades selecionadas para o projeto Rondon. Para 2010 o projeto está com operação prevista para o Centro-Nordeste, atuando em estados como Minas Gerais. O edital já foi lançado e a UEMA mais uma vez se inscreveu para participar da seleção que envolve centenas de universidades. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE CONSUMO DE REFRIGERANTES NA GRAVIDEZ PODE AUMENTAR O RISCO DE DIABETES GESTACIONAL?

    É isso mesmo! Estudo realizado na Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos revela que a troca de bebidas alcoólicas por refrigerante realizada pelas gestantes durante as festividades do final do ano pode não ter sido a melhor escolha em relação à saúde.

    Para os pesquisadores envolvidos no estudo, o consumo excessivo de refrigerantes durante a gravidez pode aumentar o risco de diabetes gestacional.

    Após avaliar mais de 13 mil mulheres com pelo menos uma gestação no período de 1992 e 2001, os pesquisadores perceberam que as mulheres que consumiam cinco ou mais porções de refrigerantes à base de cola tinham 22% mais chances de desenvolver a diabetes gestacional do que as que bebiam menos de uma porção por mês.

    Segundo os pesquisadores o consumo dessas bebidas pode prejudicar as células produtoras de insulina no pâncreas principalmente devido ao metabolismo diferenciado durante a gestação. Eles recomendam no caso de ocorrem desejos, que se consuma moderadamente bebidas diet.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior