• PROJETO ATENDE AS COMUNIDADES PESQUEIRAS DA ESTIVA E COQUEIRO

    O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), antigo CEFET-MA, teve projeto aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura para desenvolver ações de sustentabilidade da atividade pesqueira nos bairro da Estiva e Coqueiro. O trabalho prevê a implantação de ações de educação ambiental nas escolas e a sensibilização nas colônias de pescadores, alertando para as conseqüências da pesca predatória, além de apresentar aos pescadores e aos seus familiares novas utilidades que cada tipo de peixe oferece.

    Durante as oficinas já foi identificado que em alguns tipos de pescarias são utilizados apetrechos de pesca predatório. A partir daí surge a necessidade de apresentar outras alternativas para o aproveitamento integral do peixe apresentando o beneficiamento do pescado, que é uma ação para agregar valor ao pescado e fazer o aproveitamento da pele, do couro do peixe que é um produto que não é explorado pelos pescadores, mas que são utilizados para desenvolver outros produtos (como: assessórios femininos, pulseiras, cordões de couro de peixe, até mesmo calçados) em vários locais do Brasil,.

    Outra preocupação dos pesquisadores é aumentar a renda familiar dos que vivem da pesca. O trabalho já foi iniciado com algumas mobilizações das comunidades, e sindicatos. Logo depois serão realizadas algumas oficinas e seminários e paralelamente será trabalhado e a sensibilização dos estudantes de ensino fundamental.

    Com o projeto se pretende, dependendo da resposta dos pescadores, tendo uma boa aceitação, que ele seja estendido a outras comunidades que vivam da pesca, a exemplo da Estiva e Coqueiro. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE ESTE VERÃO SERÁ O MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS ANOS?

    É isso mesmo! Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o verão brasileiro promete ser mais quente do que o normal.

    As previsões meteorológicas destacam o norte, com o local onde a estação pode ser mais seca e com temperatura alta até março; situação a ser verificada também em grande parte do nordeste. Para as regiões sul e sudeste a tendência é de continuidade de grande volume de chuva, como foi constatado desde o mês de junho último.

    Os meteorologistas prevêem um período mais seco ainda para o norte e mais chuva para o sudeste, baseado nas características da atmosfera e a presença do fenômeno atmosférico-oceânico el niño, caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical.

    Segundo os pesquisadores, o verão é caracterizado por dias mais longos do que as noites e costumam apresentar mudanças rápidas nas condições diárias do tempo resultando em chuvas de curta duração e de forte intensidade, principalmente à tarde.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior