• MAPEAMENTO DE IMAGENS DA CULTURA DE GRUPOS DO ESTADO DO MARANHÃO

    Para fazer com que as imagens ultrapassem o tempo e permaneçam vivas para as gerações futuras, um grupo vinculado ao departamento de desenho e tecnologia da UFMA, criou o projeto: Iconografias do Maranhão, em que pretendem mapear as imagens da cultura material e imaterial de 16 grupos do Estado. O trabalho conta com 50 alunos da graduação que se aproximam das comunidades conhecem as manifestações seus locais de origem, sua finalidade, seus ritos e até elementos da vida cotidiana dos participantes, para então tentar materializar as imagens.

    A professora Raquel Noronha, responsável pelo projeto comenta que se utilizam a etnometodologia como parte do projeto de designe, “a grande característica de um projeto de extensão é levar o conhecimento acadêmico até as comunidades e o conhecimento empírico, a cultura, os saberes tradicionais para dentro da Universidade”, conclui.

    A idéia surgiu como continuidade da tese de mestrado da professora que já estudava a iconografia como símbolo do patrimônio e começou a pensar em outras imagens da identidade local fornecidas pela cultura. A pesquisa torna-se importante para que pessoas que trabalham com a tradição possam perceber a importância dessas imagens, muitas vezes deixadas de lado no cotidiano. Essa iconografia, mapeada e organizada deve ser transformada em produtos que tenham a identidade cultural maranhense e que possam ser produzidos pela comunidade dos grupos tradicionais, para tanto serão oferecidas oficinas de serigrafia e qualificação artesanal para otimizar a produção.

    A expectativa é difundir essas imagens, colocar à disposição de todos para que possam construir produtos, camisetas, botons, capas de cadernos é um processo de auto-reconhecimento de afirmação dessas identidades.

    VOCÊ SABIA QUE FOI DESCOBERTO MECANISMO E FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A ORIGEM DO CÂNCER DE ESTÔMAGO?

    Pesquisa da Universidade de Urbana Em Ilinois - Estados Unidos, descobriu que uma enzima ativada por uma bactéria que sobrevive aos ácidos estomacais causa o câncer de estômago.

    A bactéria de nome Helicobacter Pylori dá origem à gastroenterite, infecção no aparelho digestivo que tem como sintomas a diarréia, vômito, dores intestinais e febre acima de 38º.

    De acordo com os pesquisadores até já se sabia que diversos tipos de câncer estomacal eram induzidos por infecções crônicas causadas pela bactéria, o que se desconhecia eram os mecanismos e os fatores bacterianos que levavam ao desenvolvimento da doença.

    Com a descoberta será possível compreender porque em alguns tipos de câncer as células impulsionam a sobrevivência dos tumores e freia a quimioterapia que combate às células cancerígenas.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior