• ÍNDICE DE INFESTAÇÃO E DISTIBUIÇÃO ESPACIAL DO AEDES AEGYPTI

    O Aedes Aegypti é o principal vetor de uma patogenia no nosso país que é a dengue ele é um vetor de grande importância sanitária.

    Com a pesquisa “Índice de infestação e distribuição espacial do Aedes Aegypti em Chapadinha Maranhão de 2005 à 2007” a acadêmica, Maiara da Silva, do curso de ciências biológicas do Centro de Ciências Agrária e Ambiental da UFMA Campus Chapadinha, buscou fazer o levantamento de infestação do mosquito, nos vários bairros do município, para desenvolver trabalhos e campanhas que diminuam o índice de infestação pelo mosquito.

    Os dados foram obtidos junto à Fundação Nacional de Saúde – FUNASA do município por meio da Secretaria Regional da Saúde.

    Esses dados foram divididos em semanas epidemiológicas, por todos os bairros do município. Foi tirado a média do índice de infestação predial e através deles foi conseguido os dados que variaram entre 0,1 à 8,6% muito superiores aos níveis aceitáveis, que deveria ser entre 1 e 2%, ou o menor possível.

    Com base nos resultados obtidos foi constatado que durantes os anos de 2005 e 2007 o mosquito Aedes Aegypti apresentou ampla distribuição geográfica e o índice de infestação predial teve picos relativamente altos em Chapadinha Maranhão.

    O principal objetivo do estudo, segundo a pesquisadora é fornecer dados para que os organismos públicos responsáveis possam criar estratégias de conscientização da população local por meio de campanha orientando-os a eliminar os criadouros do mosquito. (Emerson Marinho para o Rádio Ciência)

    VOCÊ SABIA QUE MULHERES QUE BEBEM LEITE DURANTE A GRAVIDEZ REDUZEM OS RISCOS DE ESCLEROSE NO FILHO?

    É verdade! Que o leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável, isso não é novidade. Mas uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acaba de revelar que o leite também pode proteger contra o desenvolvimento futuro de esclerose múltipla. Esta doença se caracteriza por atingir o sistema nervoso provocando déficit neurológico, dormência perda de visão e em alguns casos paralisia.

    O estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard investigou 35 mil mães com suas respectivas enfermeiras. Ficou evidenciado que o consumo de vitamina D, presente nos leites comercializados nos Estados Unidos, reduzia o risco da doença nos filhos das mães que consumiam quatro copos de leite por dia. Os riscos de contrair a doença eram 56% menor do que as mães que consumiam menos de três copos de leite por mês.

    A vitamina D promove a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar, sendo essencial para o desenvolvimento dos ossos e dentes, atuando também no sistema imune no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas.

    A vitamina apresenta importância ainda para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Entretanto, o estudo não soube explicar o papel do nutriente na proteção contra a esclerose múltipla.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior