• REPRODUÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM DIVERSOS TIPOS DE ÁGUA


    O clima tropical favorece o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o principal transmissor da Dengue. A doença ocorre a partir da picada da fêmea do mosquito que após oito dias ter picado uma pessoa doente está apta a transmitir a doença. O contato direto de pessoa para pessoa ou de suas secreções, ou o consumo de água ou alimentos não resulta em transmissão.
    Como até o momento não há vacina contra a doença, a melhor forma de prevenção é evitar a reprodução do mosquito que normalmente acontece na água.
    Leandro Morais, estudante do curso de biologia da UFMA resolveu comparar a reprodução em água limpa, salobra e outra com água de esgoto, pois, segundo o pesquisador, o mosquito se desenvolve em qualquer tipo de água.
    O resultado apontou que o mosquito se desenvolve melhor em água de esgoto, pois naquele ambiente existe microrganismo que servem de alimento para as larvas se desenvolvendo mais rápido. De outro modo, a água salobra foi a de maior mortalidade do mosquito. (Camila Pinto Boullosa)
    Baixar o áudio aqui


    VOCÊ SABIA QUE A DIABETES PODE SER PREVENIDA COM O CONSUMO DE CAFÉ E CHÁS?
    De acordo com estudo realizado na Universidade de Sidney, na Austrália, pessoas que tomam café ou chás podem ter reduzidos os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2, conhecida como Diabete Mellitus, doença que afeta a absorção de açúcares pelo organismo humano.
    Foram avaliados 18 estudos independentes envolvendo um total de 500 mil pessoas. A partir das observações destes estudos, percebeu-se que pessoas que tomam de três a quatro xícaras de café ou chá diariamente reduzem em até um quinto os riscos de desenvolver a Diabete Mellitus.
    Publicado na revista especializada Arquivo da Medicina Interna o estudo descobriu que a cafeína não é a principal responsável pelos benefícios ao organismo humano. Observou-se que o consumo da mesma quantidade de café, desta vez, descafeinado, apresentou efeitos benéficos muito maiores, chegando a reduzir os riscos do desenvolvimento da doença em até um terço.
    Para os pesquisadores, a partir da confirmação desses resultados, abre-se a possibilidade de se recomendar além da realização de atividades físicas, a combinação com a ingestão de café e chás, além de uma alimentação balanceada, com medidas para prevenir a doença.
    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior