• DISFUNÇÃO MANDIBULAR LIGADA AO CICLO MENSTRUAL


    Estudos que relacionam o ciclo menstrual com suas alterações hormonais e diversos tipos de doenças com áreas que parecem não haver nenhuma relação, são cada vez mais comuns.
    Lucília Rodrigues Vasconcelos, professora do Departamento de Odontologia da UFMA resolveu associar o ciclo menstrual às disfunções temporamandibulares ligadas à mastigação e a estruturas associadas, sendo cinco vezes mais comuns em mulheres que homens. A doença causa dor, barulho durante a mastigação e deslocamento da mandíbula.
    Com o tema: A influencia da flutuação hormonal do ciclo menstrual na força máxima de mordida de portadores de desordem temporamandibulares a pesquisadora pretende encontrar um tratamento específico para mulheres com esta doença, desenvolvendo aplicabilidade do sistema e permitindo levar o novo tratamento para as clínicas. (Camila Pinto Boullosa)
    Acompanhe o áudio completo da matéria aqui.


    VOCÊ SABIA QUE CERCA DE 15% DAS MULHERES SOFREM COM PROBLEMAS ALIMENTARES?
    Estudo realizado pela universidade de Montreal, no Canadá, revelou que cerca de 15% das mulheres apresentam comportamentos alimentares inadequados. Foram entrevistadas por telefone cerca de mil e quinhentas mulheres com idade média de 31 anos.
    Os resultados do estudo revelaram que 13% das mulheres comem em excesso de um a cinco dias ou de uma a sete vezes por mês e cerca de 2,5% admitiram induzir vômito, tomar diuréticos e laxantes para manter o peso ou a forma física.
    Para os pesquisadores, os resultados são preocupantes, pois as mulheres são expostas a muitas mensagens conflitantes. Enquanto umas as incentivam a perder peso, outras as levam a comer pelo simples prazer da degustação.
    Novos dados da pesquisa revelam que 28% das mulheres realizavam exercícios físicos intensos duas vezes por mês com o intuito de perder peso. Segundo especialistas a ansiedade em manter o peso aumenta a preocupação com os transtornos alimentares na população feminina.
    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior