• TARTARUGA NO MARANHÃO E SUA RELAÇÃO COM O HABITAT

    A carne de tartaruga é uma das iguarias mais disputadas desde a época colonial quando era servida nos grandes banquetes.

    Como o Maranhão possui uma grande quantidade dessas espécies e percebendo a necessidade de conhecer as espécies marinhas e de água doce, também chamadas de quelônios, a professora de Biologia da UFMA, Larissa Barreto, criou em 2005 o Projeto Quemar – Quelônios Aquáticos do Estado do Maranhão. Através do projeto, que conta hoje com cinco alunos dos cursos de biologia e oceanografia da UFMA, além da orientadora, já foram coletados dados das populações no Estado a fim de identificar a quantidade existente e a relação deles com o habitat.

    Randolfo Azevedo, um dos estudantes envolvidos com o projeto evidencia que “o projeto trabalha com tartaruga de água doce, fazendo estudo de população, dieta, estudos genéticos e das tartarugas marinhas é feito apenas monitoramento: encalhe e desova”.

    Mesmo com a caça regulamentada pelo IBAMA, em várias áreas do Estado ainda não há consciência ambiental de procurar um consumo sustentável e respeitar o espaço e equilíbrio do meio ambiente.

    Para amenizar a situação, alunos do projeto dão aulas em escolas da capital e do interior do Estado e palestras para os moradores das regiões atingidas.

    Para os pesquisadores as espécies aceitam um alto grau de poluição que traz efeitos para elas principalmente quando a poluição é constituída por metais pesados podendo trazer mutações genéticas, como já detectadas. Eles alentam ainda que se não houver um sistema de manejo e consumo sustentável nessas áreas as tartarugas correm risco de extinção. (Camila Pinto Bullosa)

    VOCÊ SABIA QUE FORAM DESCOBERTOS TÚMULOS EGÍPCIOS COM DOIS MIL ANOS NO EGITO?

    É verdade! Um grupo de arqueólogos egípcios acaba de descobrir dois túmulos com cerca de 2500 anos no sítio arqueológico de Saqara, próximo do Cairo, sendo os mais antigos já encontrados na região. Os dois mausoléus tem gravuras em vários de seus muros. Uma das duas construções é a maior já encontrada na região, contento vários corredores, quartos e salas. Na parte frontal do túmulo há duas fachadas, uma em deterioração e outra de tijolos.

    Também foram localizados dois quartos com material de construção e uma sala com ossadas e potes de cerâmica, além de ossadas de falcões em bom estado de conservação.

    O segundo mausoléu descoberto é bem menor que o primeiro, também é formada por várias salas onde estão depositadas vasilhas cerâmicas. Para os pesquisadores os túmulos foram utilizados em mais de uma ocasião e possivelmente foi depredado no século cinco depois de Cristo.

    Eles revelam ainda que esta descoberta é uma prova de que a região de Saqara, onde fica a pirâmide escalonada de Zoser, ainda guarda muitas surpresas.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior