• MAPEAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS DO BRASIL


    Economia Solidária é um modelo econômico que inclui cooperativas, associações, grupos de produção e grupos de trocas com trabalhadores se reunindo coletivamente para a produção. Esse tipo de economia prevê organizações que trabalham em alto gestão, não tendo patrões e as decisões são democráticas. Os frutos da produção são divididos entre eles de forma igualitária as sobras e os excedentes são distribuídos entre eles. Pode haver um fundo de reserva que pode ser resgatado pelo trabalhador ou utilizado no empreendimento.
    O Governo Federal contrata pesquisadores para fazer o mapeamento dos empreendimentos solidários do Brasil. No Maranhão uma das responsáveis por esse mapeamento é a professora Cândida da Costa, professora do departamento de serviço social da UFMA. Já foi mapeado 793 empreendimentos em 86 municípios. Há 80% dos empreendimentos funcionando no meio rural por ter uma população rural muito grande.
    Não um modelo cooperativa predominante, o principal modelo é o de associações em decorrência do incentivo à criação de associações para obter financiamento. Dentre os produtos deste tipo de economia no estado estão os vinte principais estão relacionados à agricultura.
    Em 2010 o projeto será retomado em São Luís. Até agora já foram visitados 86 municípios dos quais São Luís apresentou 49 empreendimentos, Bacabal e Rosário com 48 e Barrreirinhas com 40. (Camila Pinto Boullosa)
    Confira o áudio completo da matéria aqui

    VOCÊ SABIA QUE QUASE 10 POR CENTO DE ESTUDANTES ENTRE 13 E 15 ANOS JÁ USARAM DROGAS?
    É isso mesmo! Dados divulgados recentemente pelo IBGE – Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística revelaram que 9 em cada cem estudantes com idade entre 13 e 15 anos admitiram já ter feito uso de algum tipo de droga ilícita pelo menos uma vez.
    A pesquisa nacional de saúde do escolar, realizada pela primeira vez este ano, entrevistou estudantes de escolas da rede pública e particular das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Dentre as principais drogas ilícitas consumidas pelos entrevistados estavam a maconha, a cocaína, o crack, a cola, o loló, o lança perfume e o ecstasy.
    Em relação ao álcool a pesquisa indicou que 71,4 dos alunos entrevistados já haviam experimentado bebida alcoólica. E quase 25% admitiram ter feito uso de cigarro pelo menos uma vez.
    A pesquisa divulgada pelo IBGE também revelou que um terço dos estudantes entrevistados revelaram já haver mantido relação sexual alguma vez, destes quase metade eram meninos e quase 20% eram meninas. Quanto ao uso de preservativos, 75% admitiram fazer uso do mesmo na última relação, em são luís apenas 68% usaram preservativos.
    VOCÊ SABIA? TOME CIÊNCIA!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior