• PESQUISA AVALIA MODIFICAÇÕES SALIVARES EM PESSOAS COM CÂNCER DE TIREÓIDE

    Grande parte das pessoas não presta muita atenção na quantidade de saliva que produz, normalmente porque não sabem das propriedades imunológica que o fluxo salivar tem, sendo capaz de proteger o organismo de certas infecções bucais, caries e demais doenças. Essa preocupação cresce quando um tratamento forte como a radioterapia, por exemplo, modifica visivelmente a sua quantidade.

    Professores da UFMA em parceria com profissionais do Hospital Aldenora Bello estão estudando essas modificações em pacientes com câncer de tireóide, antes e após a aplicação de rádio e iodoterapia. Eles pretendem encontrar novas formas para minimizar as alterações e problemas que elas possam trazer, como a xerostomia, fenômeno da boca seca.

    Fernanda Lopes, professora do curso de odontologia da UFMA e responsável pelo estudo explica que a pesquisa tem como finalidade “saber como melhor conduzir para entender esse tipo de alteração e em que faze do tratamento desde o início da radioterapia, logo após ou só depois de seis meses? Quando é que isso de fato ocorre? Paralelo a essa mensuração que é o objetivo central da pesquisa também vão ser registrados se o paciente vai se queixar de alguma alteração, alguma manifestação oral que possa estar associada à redução do fluxo salivar”.

    O intuito é saber como a odontologia pode contribuir na melhoria da qualidade de vida desses pacientes, porque o relato na literatura menciona que esse tipo de paciente tem uma boa sobrevida, tem um bom prognóstico. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE MANGA PODE PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

    Que a manga é uma excelente fonte de vitamina A e C e apresenta quantidades razoáveis de vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio e fósforo, isso não é novidade, mas recentemente cientistas descobriram que esta fruta também pode prevenir o câncer de cólon e de mama.

    Os cientistas do centro de pesquisa Texas Agrilife Research descobriram que a manga tem também impacto positivo nas células de câncer de pulmão, de próstata e da leucemia. No entanto, os maior efeitos foram observados em células de câncer de mama e de intestino.

    Os testes foram realizados com extratos de polifenóis, substâncias associadas a diversos benefícios para a saúde humana, dos cinco tipos mais comuns da fruta. Os pesquisadores descobriram que nem todas as linhas de células são sensíveis à um agente anti-cancer, mas as linhas do câncer de mama e de cólon tiveram morte celular programada, desta forma as células normais do cólon com a doença não eram prejudicadas pelos polifenóis da manga.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior