• PROCESSOS DE FUNDIÇÃO DE METAIS PARA A PRODUÇÃO DE LIGAS METÁLICAS MAIS RESISTENTES

    Estruturas dendríticas são partículas menores existentes nos metais que podem se modificar dependendo da forma de solidificação usada. A Solidificação Unidirecional se mostrou a melhor alternativa.

    Novos processos de fundição que criem materiais mais resistentes estão sendo desenvolvidos pelo núcleo de estudos da UEMA por meio da pesquisa: A influencia da composição das ligas de alumínio magnésio nos parâmetros térmicos e estruturais pelo processo de solidificação unidirecional, sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão, Jean Robert.

    “O objetivo do estudo é verificar a questão das propriedades nas quais se pode alterar a micro estrutura do material a ponto de ele ter uma certa resistência, uma certa dureza, e ter uma melhor permeabilidade”, destaca o pesquisador.

    Na solidificação unidirecional várias etapas são eliminadas e o alumínio é empregado em grãos colunares se tornando mais resistente e leve. Este tipo de pesquisa é muito requisitada pelas empresas que constroem aviões já que interessam que as turbinas sejam feitas de material maleáveis, resistentes a mudanças bruscas de temperaturas e leves.

    Os pesquisadores trabalham em parceria com a UNICAMP, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Pará que já tem resultados avançados sobre o tema. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE A NASA DESCOBRIU NOVOS PLANETAS FORA DO SISTEMA SOLAR?

    É isso mesmo! A Agencia Espacial Americana (Nasa) detectou através do telescópio Kepler, cinco planetas gigantes fora do nosso sistema solar. O tamanho deles varia entre quatro vezes maior que a Terra até maior do que Júpiter (que tem diâmetro 11 vezes maior que o da Terra). Os planetas receberam os nomes de Kepler 4-b, 5-b, 6-b, 7-b e 8-b em homenagem ao telescópio.

    Diferente do que se pode imaginar, todos os planetas circulam muito próximos às suas estrelas. Essa proximidade faz com que todos os cinco planetas sejam mais quentes do que lava derretida, chegando a brilhar de tão quente. A temperatura estimada deles está entre 1.200ºC E 1.650ºC.

    A descoberta é a primeira desde que o telescópio Kepler entrou em operação, dia 06 de março do ano passado quando foi lançado da estação espacial de Cabo Canaveral. A principal missão do telescópio é observar mais de 100 mil estrelas de forma contínua e simultânea.

    A Nasa espera que através do telescópio Kepler se possa descobrir planetas não só de dimensões semelhantes à Terra, mas com potencial existência de água em sua superfície e com condições favoráveis à existência de vida.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior