• CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MARISQUEIROS DO LITORAL MARANHENSE

    A ergonomia tem a função de adaptar o trabalhador à sua profissão de forma a respeitar os limites do seu corpo, os responsáveis pelo estudo na área tem a preocupação de melhorar significativamente a eficiência, a produtividade, a segurança e a saúde dos funcionários.

    Na UFMA, o Núcleo de Ergonomia e Processos de Produtos vem desenvolvendo pesquisas variadas, uma das mais importantes trata dos marisqueiros da Ilha de São Luís trazendo como título: A produção de mariscos no litoral maranhense: uma avaliação das condições de trabalho e do impacto ambiental no processo de comercialização, o foco da pesquisa são os catadores de ostras, sarnambis e sururu.

    Segundo o coordenador do estudo, Raimundo Lopes Diniz, do Departamento de Desenho e Tecnologia afirma que “a intenção da pesquisa é fazer uma avaliação sobre a produção de mariscos do litoral maranhense, essencialmente no processo de comercialização e entender dentro desse processo como é que está a atual condição de trabalho dos marisqueiros e também procurar entender como está a relação deste processo com possíveis danos ou algo que venha trazer alguma conseqüência ambiental.

    O estudo se propõe a estudar todo o processo, desde a coleta pelo processo artesanal, descartes dos restos de mariscos, processo de limpeza e armazenamento e ainda a venda nos comércios, bares, nas praias e restaurantes. Uma das principais preocupações dos pesquisadores é com destino dos restos de mariscos.

    Até agora já foi feito o levantamento dos problemas ergonômicos e o mapeamento do processo de comercialização artesanal dos catadores de ostras das comunidades: Raposa, São José de Ribamar e Araçagi sendo apontado vários problemas de saúde e descontentamento pelos marisqueiros. (Camila Pinto Boullosa)

    VOCÊ SABIA QUE OS DINOSSAUROS SURGIRAM NA AMÉRICA DO SUL?

    É verdade! Estudo publicado recentemente na revista científica Science revela que os dinossauros surgiram na região que hoje é a América do Sul para em seguida se espalhar pelo mundo.

    Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois da descoberta de uma nova espécie de dinossauro, o Tawa Hallae, que preenche uma lacuna entre os grandes carnívoros do período jurássico, como o Tiranossauro Rex e o Velociraptor e seus ancestrais como o Herrerassauro descoberto na Argentina nos anos 60.

    Os fósseis do Tawa Hallae e de outras duas espécies foram encontrados bem conservados em um sítio no Novo México, nos Estados Unidos.

    Segundo os pesquisadores as espécies de dinossauros Tawa Hallae e seu ancestral Herrerassauro compartilhavam traços bastante parecidos, mas o primeiro possui características dos grandes carnívoros do período jurássico que estão ausentes no Herrerassauro.

    Isso sustenta a hipótese de que os dinossauros tenham surgido na América do Sul quando esta ainda era parte da massa continental chamada Pangéa.

    Você sabia? Tome ciência!

0 comentários:

Deixe um comentário

VISUALIZE MELHOR

Aumentar fonte Diminuir fonte

QUEM SOMOS?

Minha foto
SÃO LUIS, MARANHÃO, Brazil
O Programa Rádio Ciência é veiculado pela Rádio Universidade FM (106,9 FM). Tem como produtores: Emerson Marinho e Franklin Douglas, e como repórteres: Jerry Del Marh e Nilra Barros. Os objetivo são: divulgar os avanços do mundo da ciência e da tecnologia.

FALE CONOSCO!

Para fazer críticas, dar sugestões, ou saber o contato de alguns dos nossos entrevistados entre em contato conosco por meio do e-mail: radiociencia@yahoo.com.br ou emerson.marinho1@yahoo.com.br ou ainda pelo twitter.
Desde já agradecemos a sua atenção.

ARQUIVO BLOG

TWITTER ONLINE

SEGUIDORES

ONLINE NO MUNDO

Barra inferior